5 dicas para o empreendedor encontrar o foco e fazer sua empresa crescer

Como fazer minha empresa crescer? Essa é uma pergunta feita por muitos empreendedores. Não é raro encontrar donos de negócio “presos” em frustrações como falta de clientes, falta de propósito e dificuldade na hora de encontrar bons parceiros.

Sair dessa situação não é uma missão simples, mas algumas dicas podem ajudar quem está começando. Para Kristian Livolsi, empreendedor e especialista em liderança, o caminho pode estar ligado ao autoconhecimento e ao foco.

Como escreve na Entrepreneur, “todos começam do zero”, e não há nenhum motivo para se envergonhar disso. Com o objetivo de ajudar esses fundadores, ele reuniu uma lista de recomendações que ajuda os empreendedores a encontrar o seu caminho e fazer o negócio brilhar. Confira abaixo as dicas de Livolsi.

Autoconhecimento
O dono de negócio deve fazer uma análise interna para entender de onde veio, quem ele realmente é, o que representa na sociedade e por que está empreendendo. Na visão do especialista, o autoconhecimento é uma das questões mais importantes na hora de decidir o propósito da empresa.

Humanidade
Empreendedores não podem se esquecer de que seus clientes são seres humanos. Portanto, leve isso em conta na hora de formular sua abordagem de venda. “Pegue o telefone e fale com eles”, diz Livolsi. Para o especialista, clientes são o combustível de um negócio. E, em tempos de pandemia, as pessoas se sentem mais isoladas do que nunca. Por isso, é fundamental posicionar seu negócio como um parceiro do cliente.

Valores
Definir os valores da empresa é essencial para um negócio crescer. Com base nisso, você cria conexões com clientes, fornecedores e todas as pessoas da sua equipe. Forma ainda as bases para a cultura da companhia.

Foco
Não atire para todos os lados. Caso faça isso, é possível que a mensagem da sua empresa se perca, deixando o público confuso. Portanto, tenha foco e delimite o que você quer vender – e para quem quer vender. Isso fará com que seja mais fácil tomar as decisões certas.

Presença de marca
Quando seus clientes pensam em um determinado tipo de produto, eles lembram de você? Donos de negócio devem se fazer essa pergunta constantemente. Assim, fica mais fácil alinhar as dicas anteriores e encontrar o foco da sua empresa.

PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS

Deixe um comentário